Introdução
Nesta disciplina, você obterá conhecimentos na área de reconhecimento e mensuração dos custos de uma entidade e qual o impacto que isso provoca nos resultados de cada período. Os custos são protagonistas para todas as entidades e, portanto, sua aplicabilidade prática se dá desde pequenos negócios até as grandes corporações multinacionais. Esses conhecimentos são muito requisitados na tomada de decisão no que tange o desenvolvimento de novos produtos, a eliminação de uma linha produtiva, a melhoria do processo produtivo, a descoberta dos pontos de ociosidade e perdas de materiais. O controle de custos permite que as empresas entendam e melhorem suas margens de lucro. Pense sempre que entidades que controlam seus custos conseguem manter-se em continuidade.
Para atender a essas prerrogativas elencadas, o material aqui desenvolvido contempla a definição de conceitos desde o gasto até a sua classificação dentro da entidade, ou seja, evidenciaremos o que são os gastos e o porque chamamos de custos ou de despesas. É preciso saber a diferença conceitual para que quando formos classificar tais eventos saibamos exatamente o que estamos fazendo, a fim de não comprometer o desempenho da entidade.
E por que falamos tanto em desempenho? Ora, porque ele aponta a situação na qual a gestão encaminhou a entidade naquele período no qual estamos analisando. O resultado nada mais é que o final de um processo de decisões que foram tomadas dentro de um período específico. Para as entidades, tem-se que a conta de custos é a mais relevante de todas, pois absorve mais da metade de todos os recursos que ingressaram na entidade durante o período. Assim, enquanto profissionais de tal área, temos que dar respostas como: o que tem dentro daquele número, como chegamos naquele valor, quais as escolhas que fizemos para apropriá-los, entre outras.
Para que possamos cumprir esse papel com maestria, é preciso nos debruçarmos nos conhecimentos da área. Conhecimentos levantados e apresentados nos livros e nos artigos científicos. Estes últimos são uma grande fonte de cruzamento entre a prática e a teoria. Lembre-se que custos é uma área sensível para qualquer entidade. É ali que as entidades empregam as suas estratégias e expertise de processo. De modo que tais informações não estão disponíveis, muitas vezes, como gostaríamos de vê-las. Elas estão mais restritas aos departamentos na entidade que a desenvolve e a gestão.
Para os demais interessados, elas até são apresentadas, mas de maneira consolidada nos demonstrativos financeiros. Assim, convido você a entrar comigo neste mundo de custos e iniciar seus passos nesta direção. Independentemente se for ser um profissional da área de custos, é necessário que conheça as suas técnicas e aplicação para que possa se desenvolver enquanto profissional e tomar as decisões de forma acertada. Venha comigo nesta aventura, tenho certeza que não irá se arrepender!
Vamos Começar?
Agora que você já se familiarizou com a disciplina é hora de começar seus estudos. Volte e selecione a unidade 1.